segunda-feira, 29 de junho de 2009

O Quadrado Imaginário


O diagrama a cima, representa o quadrado imaginário que temos em torno de nós mesmos durante todo o tempo em que dançamos. Como pode ser visto, o ponto 1 é a frente, que pode ser o espelho da sala, ou relativo ao público. Nota-se também que as arestas do quadrado são números ímpares e os vértices são números pares; o que facilita ao decorar o quadrado.
Abaixo, explicarei as posições do corpo em relação a este quadrado.

En Face : É quando o bailarino se encontra de frente para o ponto 1. Quando seus ombros e quadris se encontram totalmente de frente para o ponto 1, independente de que posição estejam as pernas, a cabeça e os braços.

Épaulement: É quando o bailarino se encontra de frente para um dos cantos do quadrado, com os dois ombros e os dois ossos do quadril ( cristas ilíacas ) sempre a mostra.

Ligado ao Épaulement, temos os conceitos de Croisé e Éffacé.

Croisé: Significa cruzado. Posição do corpo virado para os cantos da sala ( Épaulement ), na qual, do ponto de vista do público, há um cruzamento de linhas das pernas.

Éffacé: Significa apagado. Posição do corpo virado para os cantos da sala, sem cruzamento de linha de perna do ponto de vista do público.

Bem gente, por hoje é só! Espero que tenha me feito entender!

Além da minha memória, uso como fonte de informação os livros:

Programa de Ensino de Ballet - Uma Proposição _ Eliana Caminada e Vera Aragão

Ballet Essencial _ Flávio Sampaio

Beeeeeeijos!

2 comentários: